Um bonito passeio, especialmente no início da primavera, quando as mimosas começam a florir. Indo em direcção a Viseu pela IP5 (A25) deve sair em Vouzela, que fica a cerca de 3 km das termas de S. Pedro do Sul. Aqui deve fazer uma paragem para tomar o pequeno almoço, saboreando um pastel de Vouzela (uma delícia) e apreciar os monumentos que caracterizam esta terra, nomeadamente a capela de S. Frei Gil
em que tanto à frente como à volta apresenta algumas das mais belas casas de Vouzela.
Agora restabelecido poderá chegar rapidamente às termas de S. Pedro do Sul com as suas aguas sulfurosas que brotam a cerca de 69 ºC, e que são comprovadas com propriedades curativas à mais de 2000 anos . Nestas termas os Romanos construíram um Balneum no início do sec I (o que dele resta é hoje Monumento Nacional), sobre cujas ruínas mais tarde já no XII mandou D. Afonso Henriques edificar o balneário, chamadas Caldas Lafonenses.
É o próprio rei de Portugal que em 1969, após fractura da perna sofrida na batalha de Badajoz que vai recuperar fisicamente para essas caldas, onde constrói uma pequena capela a S. Marinho.
Em 1884, a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul decide construir um moderno Balneário . E passados dez anos, em 1894, a Rainha D. Amélia vai mesmo a banhos pela primeira vez no novo Balneário, tratando de alguns problemas físicos que a apoquentavam... E com tais resultados que, um ano depois, é aprovado um Decreto Real determinando que as Caldas de Lafões se passem a denominar Caldas da Rainha D. Amélia.
E já no século XX com a República, em 1910, que estas se passam a denominar Termas de S. Pedro do Sul. E é ainda no final do século, em 1987 que é inaugurado um, novo balneário, o Centro Termal, iniciando-se na mesma altura, a modernização do Balneário existente e então já denominado Rainha D. Amélia.
Para além de famosas em toda a Europa por curarem muitos males, também a paisagem bucólica ao longo do Vouga , o silêncio e a calma fazem deste espaço um local extraordinário para fazer uma quebra no trabalho (fim de semana) e desfrutar das deslumbrantes paisagens da região.
Para almoçar pode recorrer a um cabritinho assado, bem preparado no café Salva Almas, situado em Macieira na direcção da Serra de S. Macário.
Depois de almoço para fazer a digestão pode fazer alguns percursos pedestres pela serra , e fazer uma visita à aldeia da Pena que fica em caminho
HABITOS ….COMO MUDAR!
Há 10 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário