O parque da cidade do Porto possui uma grande superfície de áreas verdes. Este magnífico espaço estende-se até ao Oceano Atlântico em Matosinhos. Um bom local para passar momentos relaxantes em contacto com a natureza. Projectado por Sidónio Pardal, arquitecto paisagista foi iniciado em 1993 e finalizado em 2002.
Caminhos com mais de 9km de extensão em relvados e áreas arborizadas permitem usufruir de agradáveis passeios ao longo da vasta diversidade de flora existente, como (Pinheiro manso, Pinheiro bravo, Choupo branco, Carvalho americano, Sobreiro, Pilriteiro, Amieiro, Plátano, Vidoeiro, Metrosíderos, Eucaliptos, e Malalencas) e apreciar a riquíssima a variadíssima avifauna, que povoa essencialmente os lagos e as suas margens como (Cisne mudo, Ganso bravo, Ganso do Egipto, Pato real, Galinha D´água, Galeirão comun, Guincho (plumagem de inverno), Pisco de peito-ruivo, Melro-preto, Chapim real, Pardal comum e a Pega).
Como fazer a visita?
Pode começar pela entrada na frente marítima, em frente ao Castelo do queijo, é precisamente onde se situa o lago mais pequeno do parque.
Passado o pequeno lago e seguindo em direcção a "Este" onde o terreno forma uma pequena colina, e depois de chegar ao topo deste ligeiro desnível desloca-se para a zona central do parque, onde se situa a entrada "Norte" proximo do pavilhão da água onde pode aproveitar para visitar e se divertir executando algumas experiências.
É mais ou menos nesta zona que pode encontrar o terceiro lago em forma de rectangulo.
Subindo um pouco mais para cima, ainda na direcção "este" pode apreciar o quarto e maior lago, onde se pode ver pequenos aglomerados de árvores de pequenas dimensões.
.
Claro que também poderá fazer este mesmo percurso no sentido inverso, tendo sempre a opção de o fazer pelos caminhos demarcados, ou completamente de forma livre.
Apesar de tentar dar uma ideia de como pode passear o parque não consigo através deste blog transmitir a sensação de estar sentado num banco em frente a um destes lagos a observar uma verdura infinita e ouvir o som do silêncio e o cantar das aves.
Só experimentando....
HABITOS ….COMO MUDAR!
Há 10 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário