segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

ARNELAS

1- LOCALIZAÇÃO




















A seis quilómetros do Porto, na margem esquerda do Douro podemos encontrar, Arnelas uma das povoações mais típicas de Vila Nova de Gaia. Povoação com grande historial, outrora um importante entreposto fluvial, é sem dúvida um local paradisíaco, com uma beleza natural invulgar.
Debruçada sobre a margem esquerda do rio, formando um anfiteatro de curiosa configuração, a subir íngreme encosta, cortada, em fundo, por maciça cortina de umbroso pinheiral, não deixa de ser bela aos olhos de quem se prende aos seus encantos naturais, com o casario a espelhar-se nas águas do caudaloso rio Douro.
O silêncio, a calma e o ambiente rural fazem deste espaço um lugar ideal para umas férias repousantes e para conhecer as deslumbrantes paisagens da região.

















2- UM POUCO DE HISTÓRIA
Era tão forte a maneira de comerciar que, por provisão de D.João V, foi criado na praia de Arnelas um entreposto que dispunha de armazéns de retém junto dos cais para receber mercadorias, as mais diversas. As embarcações que navegavam do Alto Douro, rio abaixo, acostavam ao cais daquela praia. Sobre as mercadorias, transaccionadas, por mercê especial daquele monarca, foi lançado um tributo: um real em cada quartilho de vinho e outro real em cada rasa de sal que se vendesse em Arnelas.
Foi a expensas deste tributo que se custeou a ampliação da pequena ermida, velhinha de séculos - e, assim, veio a transformar-se no templo de outras proporções, levantado a meia encosta, da invocação de S.MATEUS, patrono da povoação. A primeira pedra foi lançada a 20 de Outubro de 1723 e, decorridos quatro anos, rezava-se ali a primeira missa em dia de quinta-feira de Ascenção. No interior da capela - além de outros valores - existe uma rica tribuna de talha e apreciado altar estilo D.João V.



3- LOCAIS DE INTERESSE

Arnelas
- Capela de Arnelas
Festas e Romarias:
-Senhor do Triunfo , que se realiza (3a. semana de Agosto), por ocasião da Assunção. É neste dia de domingo que após a missa pelas 11 horas uma majestosa procissão percorre as diversas artérias do lugar de Arnelas.
-S. Mateus onde se realiza a Feira das Nozes a 21 de Setembro. Embora já sem aqueles atavios de outrora, não perdeu esta feira - onde se mercadeja de tudo um pouco - o seu tipismo regional. Por esta altura, à praia de Arnelas desloca-se gente de perto e de longe, negociando-se toneladas de NOZES, e, nesta praça, lança-se o seu preço para o mercado.
Outros locais nas redondezas

- Parque Biológico
- Parque de S. Inácio
- Cidade de Gaia
- Cidade do Porto
- Cidade de Espinho


4- GASTRONOMIA

SÁVEL e a LAMPREIA. .
O sável assado no espeto ao ar livre, numa fogueira de lenha de vides que a gente da povoação, no tempo da poda, reserva para esse efeito. Tem segredo de preparação o molho em que se rega o peixe depois de assado

Sem comentários:

Enviar um comentário