O Parque Nacional de Yosemite é um parque nacional norte-americano localizado nas montanhas da Serra Nevada, no estado da Califórnia e que devido, às suas cataratas altíssimas, aos monólitos de granito, e aos prados pastorais proporcionam aos seus visitantes uma paisagem deslumbrante. Entramos no Parque Nacional de Yosemite por uma de suas 4 entradas. Para isso pagamos a taxa de 20 USD (por carro) que dá transito livre pelo parque no período de 7 dias.
Nosso primeiro destino foi Yosemite Valley, o coração do parque e destino obrigatório para todos aqueles que visitam ou pretendem visitar o parque em qualquer época do ano, embora , durante os meses de abril, maio e junho, estarmos em plena época do degelo, em que estão proporcionadas as condições para se formarem quedas de água nos locais onde o gelo derretido aflui, e consequentemente as cataratas estarem na sua plenitude.
Aí existem alguns locais memoráveis, como fazer uma caminhada pelo percurso das cataratas, uma visita ao Glacier Point, e admirar os penhascos gigantes como El Capitan e Half Dome.
1) Cataratas - O parque de Yosemite é famoso pelas suas muitas quedas de água. Apesar de aparecerem novas cataratas quando chove, algumas são efémeras Pode escolher vários percursos ,nós fizemos o Mist trail “Vernal and Nevada Falls” .Vale a pena visitar a Vernal, onde se pode ver a formação do arco iris na base e a “Esmerald pool” onde pode refrescar os pés e comer o lanche com o barulho das quedas de agua, simplesmente expectacular.
2) Glacier Point é verdadeiramente um "must" para os visitantes! Tem uma paisagem deslumbrante e dali podemos ver quase todas as atracções do parque. O pôr de sol visto a partir deste ponto é algo a não perder. Pode-se ainda contar com as explicações do Ranger sobre os processos geológicos que criaram esta maravilhosa paisagem.
3) O El Capitan, um proeminente penhasco de granito que se impõe sobre o vale, é um dos mais populares destinos do mundo para os escaladores de rochas, uma vez que oferece diversos percursos com diferentes graus de dificuldade, para além de estar acessível todo o ano.
4) Half Dome-é uma cúpula de granito e é possivelmente a paisagem mais conhecida de Yosemite. O topo de granito está mais de 1444 metros acima do nível do vale.
O nosso segundo destino foi “Mariposa Grove” de Sequóias Gigantes
Mariposa Grove de sequóias gigantes - É o maior bosque de sequóias gigantes e tem árvores com milhares de anos. Logo no início do trilho poderá ver uma gigantesca árvore de lado “Fallen Monarch”com enormes raízes.
Esta árvore apesar de ter sido morta à centenas de anos continua preservada.
Um pouco mais à frente encontra a chamada “Bachelor and Three Gracies” uma árvore enorme ao lado de 3 menores, em que parece que estão abraçadas.
Uma das principais atrações do Bosque Mariposa é a “Grizzly Giant “, estima-se que esta árvore tem mais de 1.800 anos de idade, e 100 pés em torno de sua base.
Caminhe um pouco mais além da gigante Grizzle e você vai ver a “California Tunnel Tree”.
O buraco, ou "túnel" na base foi cortada em 1895 para que as diligências cavalo poderem passar.
Continuando pelo trilho vamos até a “Galen Clark Cabana/Museu”. Esta cabana foi construída em 1864 por Galen Clark, que viu pela primeira vez o bosque em 1857 e imediatamente se apaixonou por seus gigantes. Ele fez tudo o que podia para proteger estas árvores e construiu a cabana para passar o resto de sua ao vivo no bosque mostrando as belezas majestosas para outros visitantes.
Hoje ele é usado como um museu com informações sobre a história do bosque e os ciclos de vida das sequóias gigantes.