terça-feira, 4 de agosto de 2009

De comboio até BRAGA

Partindo do Porto Estação de S. Bento, paga um bilhete de ida e volta de 4,30 Euros valor inferior às portagens que ida e volta são 5,70 Euros, se optar por ir de carro.

Braga conhecida como o principal centro religioso do país é conhecida pelas suas igrejas barrocas, esplêndidas casas do século XVIII e jardins e parques.

Logo no estação desça as escadas rolantes e visite o…

Balneário Pré-Romano




Este Balneário foi descoberto, quando estavam a ser feitas as escavações da nova estação de comboios de Braga. Segundo os arqueólogos foi construído durante o período pré-romano. Está semienterrado, típico da cultura castreja. O interior está dividido em três zonas uma sauna, um forno e uma sala intermédia. Uma grande laje de abertura semicircular permite reter o calor proveniente da sauna.

Dirigindo-se em relação à cidade encontra….

Arco da Porta Nova




É a porta de entrada da cidade , aberta em 1512 . A actual construção data de 1772, foi classificada como monumento nacional e 1910.


Seguindo na rua em frente encontra ….

A Igreja de Misericórdia




Fundada em 1562, foi quase totalmente reconstruída no sec XVIII. A fachada é renascentista em estilo Italiano.

Como está encostada à Sé podemos de imediato visitar a…

Sé Catedral de Braga



Mesmo no centro histórico podemos encontrar este monumento espantoso fundado em 1070, construído sob os estilos góticos, renascentista e barroco. Considerado um dos mais importantes templos do românico português. Nesta catedral encontram-se os túmulos de Henrique de Borgonha e sua mulher Teresa de Leão, os condes do condado portucalense pais do rei D. Afonso Henriques

saindo da Sé encontra um pouco mais à frente ….


Largo do Paço




Situado no centro histórico de Braga é constituído por um conjunto de edifícios que foram a antiga residência dos Arcebispos, conhecida como o Paço Episcopal Bracarense

Seguindo sempre em frente pode chegar à…..

Arcada




Lugar onde está incluída a Igreja da Lapa e onde pode desfrutar uma pausa para sentir a cidade numa das esplanadas, enquanto toma um aperitivo e ouve o ruído da água na fonte mesmo em frente.


Paragem
Está na hora do almoço, voltando para trás pela rua do souto e se não quiser fazer uma refeição completa pode sempre optar por comer uma frigideira com uma salada no cantinho das frigideiras, e depois no fim dessa rua junto ao jardim de Stª Barbara passar pela confeitaria Lusitana e comer de sobremesa uma tíbia.
Bastantes calorias, mas dias não são dias e vale a pena provar estas especialidades



Jardim de Santa Babara




Jardim dos anos 50 construído junto antigo paço episcopal. Destaca-se um verdadeiro «tapete persa» de flores naturais. No centro está a fonte barroca com escultura da santa que deu o nome ao jardim.


Fonte do Ídolo




A fonte do ídolo é um monumento romano da cidade que se localiza na rua do raio no centro da cidade.
Consiste numa fonte de água com inscrições e figuras esculpidas no granito. Uma das inscrições indica que Célio Fronto, natural de Arcóbriga foi quem mandou fazer o monumento, uma outra mesmo ao lado representa uma figura vestida com uma toga, ainda um pouco mais ao lado encontra-se esculpida um busto dentro de um nicho com uma figura de uma pomba no frontão.


Palácio do Raio



Um pouco mais abaixo pode ver o palacete construído em 1753/4 que apesar do seu mau estado de conservação vale a pena ver porque representa uma versão do estilo Rocaille de inspiração franco-alemã. Este estilo apareceu no fim do Barroco no sec. XVIII . Obra-prima do Rococó europeu (a palavra Rococó vem do francês e quer dizer concha) faz lembrar o estilo manuelino pela abundância da decoração, pelo requinte e sensualidade. O desenho é de André Soares e o palacete, construído para habitação de um rico comerciante bracarense, já foi comparado a um "móvel Luís XV". Os móveis Luís XV são uma das mais consideráveis manifestações do período Rococó.


Convento do Pópulo




Após intervenção de conservação, restauro e musealização do revestimento azulejar da escadaria nobre do Convento do Pópulo, edifício onde está a funcionar actualmente a Câmara
pode ver num quiosque multimédia, instalado na escadaria nobre do edifício, um pequeno filme de divulgação e informação sobre o processo de restauro ali realizado


Palácio dos Biscainhos

Logo na entrada repara no pavimento do rés-do-chão, particularmente invulgar, permitia que as carruagens entrassem no edifício a fim de desembarcarem os passageiros e seguirem para as cavalariças.

Este palácio foi construído no Sec XVI e modificado ao longo dos séculos, aí pode observar os bonitos jardins ornamentados e grandes salões com tectos luxuosos. O palácio e os jardins barrocos revelam o quotidiano da nobreza setecentista, assim como numerosas referências da vida dos outros habitantes do espaço: criados, escravos, capelães



O Museu dos Biscainhos está instalado no Palácio dos Biscainhos, fundado no Sec XVII . Durante três séculos foi a habitação de uma família nobre, transformando-se em museu público que abriu ao público em 11 de Fevereiro de 1978.

Terminado o dia regresse ao Porto calmamente disfrutando a sua viagem de comboio